quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Sonhos e temperos


Por Moara Brasil


Todo mundo deve ter sonhos. Os sonhos são o tempero da vida. É humano sonhar, e quem diz que não tem sonhos é como dormir sem lembranças, sem projetos, sem fantasias, enquanto espera deitado na cama, revirando a cabeça na almofada ao silêncio da madrugada, numa rotina sem surpresas e mistérios. Esperando o fim do mês, para receber aquele salário de sempre, acompanhado de olheiras, e dores de cabeça ao lado de dívidas.


Deixar de sonhar é como perder algum dos sentidos, é viver atrofiado, é viver como um objeto, uma coisa. Um nada. Sem graça, sem sal. Sem alma.


Juliete tem sonhos, é empregada doméstica, mas quer que um dia o filho dela entre  na faculdade de Direito. Um dia ela consegue. Guarda o dinheirinho para ajudar o seu filho e anota todos os seus planos num caderno precioso.


Rose nunca deixou de acreditar que vai encontrar o homem  da vida dela, aquele homem gentil e cavalheiro,  que compartilhará todos os projetos de vida com ela, eternos enquanto dure o amor. Apesar das reclamações de sempre, ela acredita.


Mesmo aquela mãe, que tu enxergas ali, todos os dias, caseira e às vezes infeliz. Ela também tem sonhos, eles ficam guardados, trancados com uma chave dentro do baú. Um dia eles serão soltos, é só acreditar que eles se materializam. Todo sonho é possível.


Cante todos os dias “eu vou conseguir”, como um mantra e agradeça sempre por tudo, seja grato. Os sonhos precisam  ter pernas, elas que fazem andar.E para andar é preciso ter um cérebro que tenha energia para pensar. E mesmo que seu sonho pareça um pouco distante, acredite, ele pode estar tão  perto que nem imaginas.


Não ter sonhos deixa a pessoa careca, deixa a mulher frígida, deixa o homem infeliz. Não sonhar é não viver, é não ter a oportunidade de querer ser tudo aquilo da sua imaginação. Se não sonhas é porque já estás morto, procure então logo o dia e o local do seu enterro. Não sonhar é como viver sem trilha sonora, e comida sem tempero.


Nós nascemos para sonhar, e todos os teus amores esperam isso de ti. Todos esperam ansiosos, e sonhar é um componente da felicidade. Que nem temperos numa comida. Prove todos os temperos, experimente o cominho, a pimenta do reino. Saiba aonde colocar o alho, sinta o cheiro bom do manjericão. Respire o alecrim e  saiba dosar o sal. Faça a comida com todo o amor, corte com carinho a cebola, o tomate, o pimentão. Prove, prove e reprove. Pense no outro que irá comer a sua comida. Ame o outro e faça-o sentir que ele é amado ao servir aquele prato delicioso.


Todo sonho é possível, pois ele já nasce nas idéias e no coração. Basta sonhar e acreditar, depois é só saber o segredo dos temperos e doar todo o amor a sua comida.




Imagem: Ulisses Parente- Belém-PA


 

4 comentários:

Vivi A ne disse...

É minha amiga.. algumas vezes sonhamos e não conseguimos de verdade concretizar o que era o idela, resultado: falência dos sonhos. Mesmo por uma fase, é preciso sim deixar os sonhos em stand by, se procurar e se encontrar para voltar a sonhar. Dói demais não ter o que sonhamos, confesso que nem sei encarar isso de frente por ter tido sempre muita persistência e sorte com o que busquei. Mas temos que saber que nem sempre conseguimos. Encarar a derrota e deixar os sonhos renascer.
Te amo.

25 de setembro de 2008 às 05:25
moara disse...

mas... nunca deixar de sonhar.
=]

26 de setembro de 2008 às 07:14
ulisses parente disse...

Certa vez acordei e estava voando... vendo a cidade de cima, a vertigem não atacou o que me fez saber que já estava acostumado àquela situação... daí por diante foi só alegria, razantes pelo asfalto, contemplação do visual, ventinho na cara e tudo mais, brinquei só, por vários momentos, até que pensei... bom vou dar uma paradinha no chão né?!... desci o máximo que pude, mas pra meu espanto, eu não conseguia tocar o solo, tentei uma vez, outra e mais outra, quando ia começar a entrar em crise, vi tantas pessoas coladas no chão, que preferi continuar voando. Quando acordei de verdade, vi as mesmas pessoas num movimento frenético e alucinado que hoje prefiro continuar sonhando... :)
Ulisses Parente...

26 de setembro de 2008 às 16:29
moara disse...

nossa...quer escrever pra gente?;]

26 de setembro de 2008 às 19:39

Postar um comentário

 

©2009ohvarios | by TNB