sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Betty em Minnie The Moocher,1932

Por Moara Brasil

Três anos depois da Crise de 29, nos anos 30, redescobriram as formas sensuais do corpo da mulher, as roupas passaram a ser um pouco mais ousadas, vestidos retos e costas decotadas. Não é a toa que Betty Boop se espelhava nas divas da época, em 1930 ela estreou em “Dizzy Dishes” e participou de mais de cem desenhos, criados pelos Fleischman.

Betty Boop é esquisita, tem cabeça grande, olhos grandes, cabelos curtos, voz melosa e um corpo bem delineado. Super simpática, e sedutora.Geralmente ela usava vestidos curtos e colados, com pernas à mostra, e cinta-liga.

Contracenava sempre com o cachorro Bimbo, e ficou famosa por cantar “Boop-Oop-Doop-Girl”, de Helen Kane, e durante nove anos foi dublada pela atriz Mãe Questel.

Tamanha era a falta de pudor da garota, que não hesitava em mostrar algumas partes do seu corpo e sempre beijava muitos personagens.

Como ela não condizia com o moralismo americano da época, apesar de que, neste período, as mulheres já tinham se libertado um “pouquinho” mais na sexualidade em relação aos anos 20, Betty Boop foi censurada, a inocente Disney não tolerava a ousadia da querida Betty.

Mas foi com “Minnie the Moocher”, em 1932, que Betty Boop se tornou o que conhecemos hoje, com a participação de Cab Calloway e orquestra.

Um dos melhores e mais fascinantes vídeos da Betty, com um Jazz refinado e dançante. Cab Calloway faz uma performance fantástica dançando um jazz invejável, de arrancar os cabelos! Depois aparece Betty brigando com os pais, é quando ela resolve fugir de casa com Bimbo (seu namoradinho), o casal acaba se perdendo numa caverna mal assombrada. No meio da floresta, surge um fantasma cantando “Minnie the Moocher” interpretado por Cab Calloway, e o mesmo reproduz a personalidade dançante de Cab, idêntico ao inicio do vídeo.Vencidos pelo medo,Betty e Bimbo acabam voltando para suas respectivas casas.

O desenho passa uma lição de moral para quem o assiste, mostrando uma família tradicional da época, um pai carrasco: suas palavras são a única verdade, uma vitrola falante.Os valores daquela época são uma questão no filme, meninas corretas não devem sair por aí pelo mundo, pois muitas assombrações irão encontrar!

Durante a fuga de Betty e Bimbo, a floresta se transforma num local assustador, os fantasmas do mundo surgem para perseguir a consciência do casal.Mas eu gostei mesmo foi dos esqueletos se envenenando, bem surreal para um desenho de 1930. E mais surreais são os fantasmas presidiários, que são eletrocutados na cadeira elétrica. Eu diria que se torna mais forte quando eles cantam em coro e mais envolvente com os movimentos lentos de todos os personagens no ritmo do Jazz,com o fantasma Cab.

O que mais vocês enxergam neste desenho?Cada um viaja de um jeito,os estúdios Fleischman souberam ir muito além de seu tempo, experimenta.

Calloway - Minnie The Moocher

Folks, here´s a story about Minnie the Moocher
She was a real live hoochie-koocher
She was the roughest, toughest frail
but Minnie had a heart as big as a wha-a-le

Hidee-Hidee-Hidee-hi()
Hodee-hodee-hodee-ho()
Heedey-hee-dee-hee-dee hee ()
Hidee-hidee-hidee-ho()

She hung around with a bloke named Smoky
She loved him though he was cokey
He took her down to Chinatown
Where he showed her how to kick the gong around ()

Hidee-Hidee-Hidee-hi()
Wooooooh()
Heedey-hee-dee-hee-dee hee ()
Hidee-hidee-hidee-ho()

she had a dream about the King of Sweden
He gave her things that she was needin´
A palace home built of gold and steel
A diamond car with platinum wheels

hidee-hidee-hidee-hidee-hidee-hidee-hi()
hodee-hodee-hodee-hodee-hodee-hodee-ho()
scoodley-woo-scoodley-woo-scoodley-woodley-woodley-woo()
zit-dit-dit-dit-dittle-but-dut-duttleoo-skit-dit-skittle-but-dit-zoy()

he gave her his townhouse and his racing horses
Each meal she ate was a dozen courses
She had a million dollars worth of nickels and dimes
she sat around and counted them a million times

Hidee-Hidee-Hidee-hi()
Hodee-hodee-hodee-ho()
Heedey-hee-dee-hee-dee hee ()
Hidee-hidee-hidee-ho()

Poor Min, Poor Min, Poor Min.
Esta letra foi retirada do site www.letrasdemusicas.com.br


[youtube=http://br.youtube.com/watch?v=8YxRTN5I7ok]

2 comentários:

mayra disse...

Genial né?tem muitos outros filmes em animação que fazem uma crítica ferrenha à sociedade americana. Tem um filme do Disney, que eu não lembro o nome, que critica a industria automobilistica e o modelo fordiano nos EUA.
E o mais espetacular foi a difusão da musica black americana.A música erudita européia só ganho espaço sendo fundida ao jazz americano e através de desenhos animados. Tu te lembras de um desenho do pernalonga que ele é um maestro de orquestra e tal?aquilo já mistura o classico europeu com o urbano jazz americano.luxo!!

27 de janeiro de 2008 às 02:11
moara disse...

eu lembro perfeitamente desses desenhos do pernalonga, como estou saudosista..eram perfeitos!
não perdia um desenho, acho até que vou postar por aqui.

=]

27 de janeiro de 2008 às 17:21

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