terça-feira, 3 de junho de 2008

Encontrei Betty Boop num boteco da esquina.

Por Moara Brasil

Num desses meus sábados a noite, sentada e sozinha num bar, adivinha quem eu encontrei? A Betty Boop em carne e osso! Carne e osso!E não na sua forma mais conhecida que é em desenho, mas era a tal. Eu podia jurar para todos os Santos! Ela estava com um vestido preto colado, um scarpin lindo e os cabelinhos bem arrumados. Por um instante fiquei sem reação, bebi mais um copo de cerveja e fiquei olhando para Betty Boop, eu não acreditava. Mas porque diabos ela estaria num mesmo boteco que eu, aqui, em Belém do Pará, e sozinha, bebendo uma Cerpinha?

Bem, não era a mesma Betty Boop que conhecemos, jovem e com pele impecável. Ela Devia estar com uns 78 anos, aproximadamente, mas Betty estava bem enxuta. Os olhos graúdos dela não me enganavam!

Enquanto ela ficava sentada bem ali, no canto, olhando pro nada, de repente Betty gritou, com a mesma voz melosa que ela tinha nos desenhos em que atuou, mas um pouco bêbada:

- Tira esse Cab Calloway! Eu não quero mais ouvir essa merda! Isso me mata cacete! Cof cof. (Ela tossia)

E os garçons, nervosos, foram acalmar Betty e colocaram um disco do Vinícius. "Assim está melhor", ela disse. Betty Boop estava muito bêbada, e vi que a maquiagem dela estava toda borrada. De quinze em quinze minutos Betty ia no banheiro. O que será que ela fazia? Toda vez que essa mulher se levantava, as pessoas cochichavam ao redor, “olha a Betty como está velha!”. "Velhos são vocês!" . Gritava bem alto. É claro, ela era da década de 30.

Foi então que criei coragem, e pedi para o garçom levar um drink para Betty como cortesia minha. Afinal, eu era fã dela, e não poderia ficar apenas observando aquela grande mulher da minha mesa de madeira, eu tinha que chamar a atenção dela de qualquer jeito. Então o garçom foi lá e disse educadamente:

-Excuse me, Betty Boop!
-Excuse me o que porra? Não tá vendo que eu falo português, meu bem?
-Ok, esse drink é para a senhora, veio daquela mesa. Com licença.

Nesse momento fiquei meio sem jeito, Betty Boop olhou na minha direção com uma cara desconfiada, mas, como eu não esperava, ela sorriu e me chamou "vem cá querida!". E eu fui até a mesa dela, toda sem graça, mas sorrindo sempre.

-Obrigada pelo drink, menina! Mas por que tanta gentileza da sua parte minha jovem?
-Eu sou sua fã, de vez em quando assisto a seus desenhos. Mas o que mais gosto é, apesar de você ter pedido para tirar ainda há pouco, a sua atuação no musical em que Cab Calloway canta.
-Tudo bem, tudo bem. (ela suspirou e deu uma tragada do seu malboro light). É que eu não gosto de viver passado, quem vive de passado é museu. Sabe, isso me lembra tantas coisas, estou velha, e acabada, às vezes acho que todo aquele meu passado é uma grande piada mesmo.

-Que isso dona Betty!
-Não me chame de dona, não sou dona de ninguém!
-Desculpe-me...Mas você é formidável. Aposto que todo mundo te ama.
- Menos um, menos um! Esse foi o grande problema, sempre mostrei pra todo mundo aquele meu rostinho lindo e minhas pernas exuberantes. Sempre fui um sonho de consumo dos homens, todos me desejavam. E apenas o meu corpo e a minha fama, apenas. Mas, incrivelmente, quando me conheciam todos os homens se trasformavam. E hoje eu sou essa coisa velha, feia, cabeçuda e olhuda. Quem vai me querer?

-Ah, eu não acho não! Mas Betty, e o Bimbo, o seu namoradinho?
-Ah, querida!Ele era um cachorro, apenas uma outra curtição mesmo. Vai querer?

Fiquei envergonhada quando a Betty me mostrou o que tinha na bolsa dela, era um saquinho de pó e um cartão Visa. Mas, tentei mostrar pra ela que eu era descolada, mas que eu estava muito gripada, "não, não estou bem, não quero". E ela se dirigiu, toda elegante, ao banheiro. A Betty tinha se tornado uma velha viciada em pó, cigarro e álcool. Mas a minha admiração por ela era a mesma. Ela voltou do banheiro com os olhos mais arregalados que antes (Será que os olhos dela são grandes por causa disso?).

-Poisé, minha querida, nessa vida eu tive de tudo e vivi um pouco mais que muitas pessoas daquela década em que nasci. Eu vivi numa época de muita hipocrisia, imagina. Seu eu usasse um vestido muito mais decotado, era encrenca na certa. Povo hipócrita daquela cultura americana de merda! O problema era que todo mundo queria me comer! E eu comi todo mundo mesmo, para provar para aquelas mulheres que nem um homem as valorizava. E sabe de uma coisa, aproveita menina! Aproveita que vida é só essa mesmo, é escrota, mas é essa.

- Credo Betty, mas você se arrepende de tudo isso?
- Só me arrependo é de ter dado moral para homens que não mereciam, mas no todo, não me arrependo não. Fui e ainda sou celebridade, minha carinha está em todos os cantos, como você deve perceber. Me cansei da fama, me cansei de tudo, estou velha e acabada. Mas não me arrependo de nada não. Bem, vou embora, daqui a pouco tenho que ver minha filha.

- Filha?
- É, tive uma filha, hoje ela tem 35 anos. Bem, vou indo.

E Betty Boop foi cantando bem alto "Chega de saudade..a realidade é que sem ela não há paz, não há beleza, é só tristeza e a melancolia, que não sai de mim,não sai de mim,não sai". E foi embora sem pagar a conta. Tive que pagar todos os whiskies que ela havia bebido. Que prejuízo! Mas, quando olhei para o banco do lado, vi uma cartola, acho que deve ser uma daquelas que ela usava, e escrito "para você,aproveite, dance e cante muito, que a vida é para boemios. Betty Boop". Fui para a minha casa, feliz por essa noite um pouco inusitada.

+++ Betty:
http://ohvarios.wordpress.com/2008/01/25/betty-em-minnie-the-moocher1932

13 comentários:

junior disse...

gostei daqui, e gostei dessa Betty Boop às avessas.
A partir de agora só vou imaginá-la assim. hehe.

5 de junho de 2008 às 18:25
Carol Barata disse...

Poxa, a Betty ficou trash metal.
Coitadinha.

10 de junho de 2008 às 05:59
vivi disse...

uahuahuahuhauahuahuhauha

quem anda contigo fica assim, trash, trash!


=*****

17 de junho de 2008 às 14:41
moara disse...

só não ver que ela já era trash quem não quer ver

eu não tenho nada a ver com isso!

=XX

17 de junho de 2008 às 19:40
maeri disse...

temn certeza q era ela?

26 de junho de 2008 às 19:58
moara disse...

absoluta.

26 de junho de 2008 às 21:36
ADRYANA disse...

a betti boop ela e´ra uma puta e ela é aete hoje ela não tem vergohnhya nbessa kfra dse la de putta não?????????????/

12 de agosto de 2009 às 11:26
ADRYANA disse...

a bettyi bppo pe uma puta do caralho eu só uspo a bluza dela pq eu gostei do de\zenho de çe!!!!!!!!!!

12 de agosto de 2009 às 11:28
natalia disse...

bete sempre foi estrela, sempre sera. pra me ela vai se a melhor linda perfeita maravilhosa .

18 de setembro de 2009 às 16:59
natalia disse...

olha vc tem muita sorte de ter conhecido uma das mulheres mais bela do mundo. nao da nem pra acreditar,,,,,,, ela e uma mulher maravilhosa.

18 de setembro de 2009 às 17:05
brenda disse...

Adoraria estar contigo nesse boteco na hora que a diva das divas apareceu!
Sou fã dela...
Ah, só não acredito que ela cheira pó!

Kkkk...
Seus textos são maravilhosos!

20 de outubro de 2009 às 08:20
leile disse...

é esse texto Moara é muito interesante mas voce conheceu ela mesmo? + ela morava em Belém Para ? e ela já moreu ? e quqando foi a data que você conheceu ela?

30 de novembro de 2009 às 09:32
Talina disse...

Parabéns, adorei o texto.

Abraço

Talina

4 de janeiro de 2010 às 11:46

Postar um comentário

 

©2009ohvarios | by TNB