quinta-feira, 22 de maio de 2008

Melhor ir dormir

Por Anna Carla Ribeiro

Ah, a sexta-feira. O dia em que nós, seguidores do tribalhismo e procedentes do malandro equilibrista brindamos a origem da vida, divulgamos o novo corte de cabelo e, de queda, gargalhamos pelas cifras perdidas entre grades e latas de cerveja quente. Ultimamente tenho acordado deslumbrada nas sextas-feiras. É o dia em que eu bato no peito e brindo à minha liberdade e às piadas dos meus amigos. Afinal de contas, perdi muitos “dias sagrados” da minha vida encolhida em um sofá de meio metro comendo pizza de caixa.

Para a minha sorte, as circunstâncias me tiraram deste sofrimento e nunca mais me fizeram ficar sem graça ao ouvir os comentários sobre a noite anterior – sempre a melhor de todo o espaço sideral – em sábados de almoços com as amigas. Já parou pra perceber que justamente na época em que finalmente você consegue virar um ser caseiro (leia-se na coleira), todas as suas amigas estão desbravando o mundo, conquistando nações e se divertindo trinta vezes ao cubo por segundo? É o Murphy, meu bem. Mas depois eu falo nele.

Sextas-feiras são assim. Sempre cercadas das melhores maquilagens, roupas, olhares, lugares pra sair. É o dia em que finalmente conseguimos mandar dar cu o chefe, o cheque e aquela vizinha clone do Franquito Lopes, que sempre consegue te tirar do sério no infinito caminho da porta da sua casa até o carro. É aquela sensação maravilhosa de se estar aproveitando tudo ao máximo, é sentir a jovialidade em cada sopro de brisa. É o meu dia. E do Zeca, do Zé e do seu Oswaldo trabalhar, coitado. Deve ser foda ser garçom.

Tudo é alegoria. Alegria, alegria. Com direito a mentiras sinceras e Chiquinho gritando “Eu vivo bem sem amar a ninguém”. E viva o ôba-ôba! Sandálias eletrizantes, hormônios à flor da pele e tímpanos poluídos.

Maravilha.

Hoje é sexta-feira. Atípico dos últimos meses. As coisas mudaram, eu mudei. Fui do céu ao inferno em milésimos de segundos e agora pareço estar nos dois lugares ao mesmo tempo. Na esquina da fossa com a mocidade. Cansada e sozinha em casa. Pensei em ligar pra alguma amiga me fazer companhia. Seria uma distração. Penso, penso, penso. Desisto da idéia egoísta de estragar a sexta-feira de algum ser amável e solidário. Já basta a minha. Tento ler e acabo assistindo Homem Pássaro comendo palmito. E assim, como que de relance, me aparecem as Spice Girls sussurrando ao pé do meu ouvido: “Easy lovers, I need a friend...”.

De repente, me deu uma saudade de me retorcer novamente naquela cama de anão. Leve vontade de ter alguém disposto a dividir um saco de pão de queijo de supermercado e conversar sobre astros, geografia, ginástica e a guerra da Bósnia. Me lembrei de como é legal ter um colo e uma companhia para dividir os sonhos, alguns perdidos, outros realizados.

O ruim da boemia é a superficialidade. É estranho ter enjoado tão cedo dela. Claro que amanhã mudarei de idéia. Ah, melhor eu ir dormir.

4 comentários:

moara disse...

a gente sempre muda de idéia.

=]

22 de maio de 2008 às 16:47
Carol Barata disse...

Eras, eu tenho muitos "melhor ir dormir" ultimamente e baseado nisso, vou escrever uma tese com vários tópicos que podem ser interessantes para Murphy:

1) Por que quando decidimos ou não podemos sair é quando rolam as bagaças mais legais e sempre com um 0800-grace kelly?

2) Por que mesmo sem sair eu não consigo acordar cedo no dia seguinte e pior ainda, cosigo passar o dia inteiro com sono?

se alguém puder, responda, por favor!

23 de maio de 2008 às 04:46
Vivi disse...

Anna o que mais me passa é que do blog, és uma das que menos tive contato até hoje, mas sempre consigo ver nos seus textos, os meus sentimentos... sei bem a abstinência que estás sentindo.. mas enquanto não revitalizarmos aquela pureza da qual sempre nos referimos em nossos textos ou mesmo na mesas de bar, não tem sofá de meio metro ou lounge com tela de plasma e o legítimo pão de queijo mineiro que nos faça bem... sentai-vos e esperai-vos...

beijos

26 de maio de 2008 às 08:55
moara disse...

e estávamos conversando sobre essa pureza hoje.

26 de maio de 2008 às 11:00

Postar um comentário

 

©2009ohvarios | by TNB