sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Meu vira-lata Catatau

catatau2.gif
Moa Brasil Quinta-feira, Março 16, 2006

Eu tinha 10 anos, era magrela, dona de cabelos imensos e lisos, negros.Morava ali na municipalidade, perto da Vila moreira Gomes, numa casa grande de altos e baixos. Hoje eu lembrei de um cachorro que eu tive, um vira-lata, meu querido Catatau. Magro, alto, de pêlos amarelados. Catatau virou lenda na familia, na época ele devia ter 10 anos também, uma vez fui conversar com o meu tio e ele achava que o cão tinha desaparecido em Abaetetuba, quando o cão foi morar lá, mas não. Meu tio tinha esquecido, um dia mamãe foi lá pegar o cachorro de volta.

Catatau era um cachorro único, só faltava falar,acho que é dom de vira-lata ser muito inteligente e companheiro, ele sempre estava na rua, assim como eu, ele com seu bando da sua espécie, e eu com meu bando também.Catatau já foi pai, daqueles canalhas que só pega a cadela para cruzar,e depois cai fora. Meu cão era um animal eficiente, matava todas as baratas, matava os ratos e ainda latia para mulheres e homens feios quando eu mandava.Mas o bichinho tinha um sério problema, era um problema que talvez todos os cachorros tenham, mas o Catatau encarava-o como um verdadeiro filme de terror.Se o Catatau sumisse por uns dias de casa, sabiamos quando ele aparecia...nas tempestades.

Quando fazia sinal de que ia chover, e relâmpagos apareciam, lá vinha Catatau a mais de mil kilomêtros por hora. Atropelava quem tivesse pela frente, o primeiro trovão ele chorava "caiin caiiinininii", no segundo trovão o coitado do Catatau se escondia de baixo do que tivesse pela frente, sofá, fogão, armário, no tanque de lavar roupas...e uma vez incrivelmente ele entrou no freezer de tanto medo.

"Calma Catatau", mãmae gritava. E eu?Eu me espocava de rir junto com meus irmãos. Catatau tinha um pânico descontrolado que nenhum psicanalista iria dar jeito, e quando chegava o fim de ano?A tempestade de fogos e artifícios?Aí sim era um filme de terror, daqueles de botar medo em qualquer um, um bom filme como "a bruxa de blair" (eu tinha medo) ou o Jason(eu também tinha medo!).

Numa dessas explosões de fogos de artifício, eu vi o Catatau ficar branco e se meter num local inesperado, o quarto temido por todos nós...o quarto escuro que ficava no quintal.Dessa vez eu bati palmas para o Catatau!Ele merecia.

Ás vezes eu ficava refletindo sobre como originou esse problema no Catatau, será que ele foi abandonado pela mãe numa tempestade de raios e trovões?Será que ele não é daqui?Morou um tempo no oriente médio e seu dono era um Homem-bomba?Não sei, nunca consegui chegar a uma conclusão convicente, poderia apenas ser uma caracteristica da sua personalidade.

Um dia Catatau não voltou mais para a casa, e se estivesse vivo até hoje ele estaria com 23 anos, assim como eu. Mas na minha imaginação ele ainda está vivo, agora se ele morreu..deve ter morrido ou do coração, ataque cardíaco fulminante, ou numa dessas tempestades atingido por um belo raio.

0 comentários:

Postar um comentário

 

©2009ohvarios | by TNB